Pele


A pele dos coelhos é muito apreciada devido à sua beleza e boa qualidade, sendo utilizada para confecção de agasalhos, casacos, colchas, etc. As peles maiores, de boa qualidade e comercializadas em grandes lotes são as mais valorizadas e para obtê-las é necessária a criação de raças puras e selecionadas (EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL, 2006).

A pelagem dos coelhos destinados ao abate para a produção de peles deve apresentar bom estado. Além disso, os animais que estiverem em processo de muda não devem ser abatidos, pois os pelos soltam da pele durante o curtimento (VIEIRA et al., [200-?]).

No processo de extração de pele, o coelho é suspendido pelas patas, de cabeça para baixo. Então, a cabeça é cortada. Com uma faca, é feito um corte na pele, circundando as pernas traseiras entre o pé e a perna. A partir do corte inicial, pela parte interna das patas, o corte é prolongado até a região anal. Então, a pele é descolada com os dedos, saindo inteira. Antes da retirada total da pele, é necessário fazer um corte circular nas patas dianteiras para que a pele seja totalmente desprendida. Assim, ela sai fechada, em forma de luva ou bolsa (VIEIRA et al., [200-?]).

Após a esfola, é conveniente que todos os restos de carne e gordura sejam removidos da pele para aumentar o período de estocagem. Além disso, se as peles estiverem muito sujas, elas devem ser lavadas com água e sabão, desde que sejam bem enxaguadas. O objetivo desse procedimento é impedir a aderência de sangue nos pelos para que a pele não perca o valor (VIEIRA et al., [200-?]).



Fonte: SOUZA, Gabrielle Chaiben Consentino Franco de -Criação de coelhos – Cunicultura – Dossiê Técnico – TECPAR – 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO