Outras aplicações


Os pelos dos coelhos podem apresentar duas utilidades, dependendo das suas características. Os longos, produzidos por coelhos da raça Angorá, são utilizados em tecidos. Os curtos podem ser misturados com outros pelos ou fibras para a fabricação de feltros e tecidos especiais (EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL, 2006).

O esterco pode ser utilizado em qualquer plantação. Quando comparado ao do boi, cavalo ou galinha, apresenta maior quantidade de nutrientes (EMPRESA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL, 2006).

O cérebro dos coelhos é utilizado pela indústria farmacêutica devido à presença da substância tromboplastina. Essa substância é usada para a realização de testes de coagulação sanguínea, requeridos pelos médicos, antes de cirurgias. Do cérebro do coelho também é extraída a principal matéria-prima para a realização do “teste do pezinho” (PÁGINA RURAL, [200-?] apud RODRIGUES, 2007; VIEIRA et al., [200-?]).

O sangue dos coelhos abatidos pode ser utilizado na fabricação de soro. Esse soro, devidamente esterilizado, é adicionado, na proporção de 5 a 10% do volume final, em meios de cultura destinados ao cultivo de bactérias nutricionalmente exigentes, como as pertencentes aos gêneros Leptospira e Streptococcus. O meio também pode ser usado para a identificação de bactérias do gênero Staphylococcus, importantes na medicina humana e veterinária (VIEIRA et al., [200-?]).

As orelhas podem ser utilizadas para a fabricação de gelatinas e a carcaça para a produção de farinha. As vísceras podem ser utilizadas como farinha de carne em rações destinadas ao consumo animal (GARCIA, [200-?]; SILVA, 2006).

As patas dianteiras e a cauda podem ser utilizadas para a confecção de chaveiros (GARCIA, [200-?]).


Fonte: SOUZA, Gabrielle Chaiben Consentino Franco de -Criação de coelhos – Cunicultura – Dossiê Técnico – TECPAR – 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO