Pododermatite ulcerativa (jarretes doloridos)


A doença não envolve o jarrete, mas sim a região metatársica e, menos comumente, a metacarpofalângea.

A causa é uma pressão na pele, devida à sustentação do peso corporal em gaiolas com piso de arame, ou trauma à pele devido à prensa dos pés, com infecção secundária da pele necrótica. Vários fatores, inclusive acúmulo de fezes embebidas de urina, nervosismo, paralisia posterior após lesão da medula espinhal, e o tipo de arame, podem influenciar o desenvolvimento. Também envolvem-se fatores genéticos.

Os coelhos de raças pesadas, como o gigante flamengo ou o gigante xadrez, são mais suscetíveis. A pododermatite é um problema importante no coelho rex, devido à presença neste de um coxim plantar mal desenvolvido. Os coelhos afetados sentam-se numa posição peculiar, descansando seu peso sobre as patas dianteiras e, se todas as 4 patas estiverem afetadas, “andam na pontinha dos dedos”. Não há método eficaz de tratamento e os animais afetados devem ser descartados. Já que essas características são hereditárias, a seleção do lote reprodutivo para pés grandes e coxins grossos pode reduzir a incidência de pododermatite.

Fonte: Manual Merck de Veterinária: um manual de diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de doenças para o veterinário / Clarence M. Fraser, editor. -- 7. ed. -- São Paulo : Roca, 1996

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO