ALIMENTAÇÃO


A alimentação representa de 70 a 80% do custo de produção e determina o sucesso ou o fracasso de uma criação. Uma ração inadequada, tanto na qualidade quanto na quantidade, pode ocasionar o aparecimento de distúrbios digestivos (AZEVEDO, 2008; FUNDATER, [200-?] apud RODRIGUES, 2007).

Cecotrofia
Como consequência das fermentações microbianas que ocorrem em seu intestino, os coelhos adultos sintetizam vitamina C e várias vitaminas do complexo B. Para atender as suas necessidades e aproveitar essa produção, eles realizam a cecotrofia (TVARDOVSKAS; SATURNINO, 2007 apud RODRIGUES, 2007).
A cecotrofia é um fenômeno de vital importância para os coelhos que consiste na ingestão pelo animal de uma modalidade de fezes denominada cecotrofos que são elaborados no ceco (intestino grosso). Os cecotrofos são definidos como partículas ou porção contendo material do cólon em forma de esfera rodeada por uma película de muco. Assim, o coelho não consome as fezes, mas, um produto intestinal de características muito diferentes (RIOS et al., 2011; TVARDOVSKAS; SATURNINO, 2007 apud RODRIGUES, 2007).

Entretanto, os láparos não realizam esse processo, necessitando de rações balanceadas que contenham as vitaminas necessárias. A ração deve conter vitaminas lipossolúveis (A, D, E), independente da idade do coelho e estas substâncias devem ser fornecidas em quantidade suficiente para evitar estados de carência que interferem na saúde dos animais (TVARDOVSKAS; SATURNINO, 2007 apud RODRIGUES, 2007).

Fonte: SOUZA, Gabrielle Chaiben Consentino Franco de -Criação de coelhos – Cunicultura – Dossiê Técnico – TECPAR – 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO