Curtir Peles



A curtição exige um pouco de cuidado e paciência.
Sempre que for abater um animal para consumo de carne, faça-o de maneira a aproveitar sua pele para curtição. Dê preferência ao método de estrangulamento, pois não danifica as peles. Corte em volta do pescoço e das patas, fazendo também um corte ventral (do ânus á garganta), descolando a pele em seguida.

1 - Coloque meio centímetro de sal de cozinha na parte da pele em contato com a carne. Enrole e embrulhe num pano de juta ou algodão. O sal desedratará a pele fazendo-a soltar água, recolhida pelo pano. Guarde-a por uma semana em local seco e sombreado.
 1

2 - Estique a pele ao sol até que fique bem seca. ela ficará dura. Você pode utilizar uma madeira prendendo a pele com pecevejo nas laterais para esticála. Depois de bem dura e seca coloque-a num recipiente com água limpa por uma noite.
 2

3 - Retire a pele da água, estique-a novamente sobre uma superficie e elimine o que sobrou de muscúlos e gorduras, raspando cuidadosamente com faca, bisturi ou navalha.
 3

4 - Mergulhe a pele numa substância aquecida que contenha 227g de sal grosso, 113g de alúmen granulado dissolvidos em 4 1/2 l d'água. Num período que pode variar de 2 a 30 dias a pele ficará pronta estiver áspera. Raspe com faca num ponto qualquer, se estiver branco por baixo pode retirar do preparado. Mergulhe-a por duas horas em água limpa. Deixe secar de 2 a 3 horas na sombra. Estique-a novamente aplicanda sabão pastoso biodegradável, deixando que a pele o absorva por um dia. No dia seguinte derreta manteiga (nunca margarina) e pincele ainda quente por cima da pele. Todas as aplicações são voltadas para a parte carnuda da pele, isto é, onde não há pêlos.
4

5 - Quando a pele tiver absorvido a manteiga, quase que integralmente, comece a maltratá-la, esticando e amassando em váris direções, incansavelmente, até se tornar macia.
5

6 - Fixe um facão ou lâmina, não muito afiados, numa morsa. Podem ficar de pé ou deitados. Segure as pontas da pele firmemente nos dedos. Passe a extremidade que continha carne, em movimentos de vaivém, até que a superficie pareça com camurça. Seca, limpa e amaciada a pele estará pronta, se concervando para sempre.
6


Texto e ilustrações - VIDA-Um guia de auto-suficiência. Editora TRÊS - 1985.


Fonte:http://www.oocities.org/facasdobruski/indexa/peles.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO