MANEJO DO REBANHO


1. Idade à primeira cobrição - não utilizar para reprodução as fêmeas antes de 150 dias e os machos antes de 180 dias de idade. As matrizes e os reprodutores que não tiverem alcançado o peso de 3,0 a 3,5 Kg, nas idades mencionadas, não são recomendados para a reprodução. A relação macho/fêmea é de 1 macho para 7 fêmeas.

As cobrições deverão ser feitas nas horas mais frescas do dia, levando-se sempre as fêmeas às gaiolas dos machos. O acasalamento também deve ser rápido e na presença do criador, voltando imediatamente a fêmea para a sua gaiola, depois da cobrição. Se a fêmea urinar logo após o coito, o acasalamento deverá ser repetido. Fazer a anotação das cobrições em fichas.

O planejamento da cobrição será de acordo com o programa de abate.

Fazer o diagnóstico da prenhez, 10 a 12 dias após a cobrição, por meio de palpação ventral, que requer conhecimento, habilidade e prática e só deverá ser realizada após o devido treinamento.

2. Parto - cuidados diversos - o parto ocorre entre 28 e 32 dias após a cobrição.

Excepcionalmente, poderá ocorrer com 34 dias.

Dois a três dias do parto, colocar os ninhos nas gaiolas, contendo uma cama bem seca e limpa, constituída de: palha, capim seco, etc. Deve-se ter o cuidado para não faltar água na ocasião do parto, bem como proporcionar à coelha ambiente calmo e tranqüilo.

Recomendações importantes;

Reduzir a alimentação no dia do parto à metade.

Vinte e quatro horas após o parto, fazer verificação da ninhada, procedendo-se à transferência dos láparos, quando necessária.

Os láparos transferidos serão sempre os menores. De um modo geral, o número ideal de láparos por coelha é de 8 unidades.

Para se transferir láparos de uma ninhada para uma menor, usa-se passar nos animais a serem transferidos e no ninho onde serão colocados, ervas aromáticas.

O operador não deve fumar durante a transferência dos láparos.

Verificar diariamente os ninhos, observando-se os láparos e retirando-se os mortos e aleijados.

Deve-se efetuar uma nova cobrição 10 a 15 dias após o parto.

A média de láparos deverá situar-se entre 8 a 10 nascidos e de 7 desmamados; substituir aquelas fêmeas que não atingirem tais índices.

3. Cuidados após a desmama - transferir a ninhada completa para uma gaiola de recria e, aos 45 dias, dividi-la em lotes de 4 a 5 animais.

4. Cuidados gerais

reservar mensalmente o número de coelhos necessários à reposição;

conter sempre os coelhos pelo dorso;

ao carregar uma fêmea gestante, ampará-la também pelo ventre.

Fontehttp://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Agridat

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO