Como curtir pele de coelho


Muitas pessoas abatem coelhos em suas casas e muitos criadores também o fazem mas, por falta de orientação, não aproveitam as peles de seus animais, o que representa prejuízos que podem ser evitados.

Por isso, damos um processo caseiro para o curtimento de peles. Para serem obtidas peles bonitas e de boa qualidade, devemos proceder da seguinte maneira:

- tirar a pele com todo o cuidado, evitando cortes ou furos;

- logo após a esfola, a pele deve ser limpa de todos os restos de carne e gordura, bem como de todas as membranas, ficando o couro totalmente limpo;

- se a pele estiver muito suja, pode ser lavada com água e sabão, desde que seja bem enxaguada;

- pronta a pele, deve ser mergulhada num "banho" durante 6 dias;

- no sétimo dia, tirar a pele do banho, torcer bem para sair todo o líquido e depois pendurar à sombra, em um varal, presa por pregadores, como se fosse roupa lavada;

- à medida que for secando, o criador vai esticando a pele no sentido do seu comprimento e também de sua largura, mas até um certo limite, para evitar que rasgue ou fique esgarçada;

- depois de seca e esticada, deve ser passada pelo lado de seu couro, em uma aresta, para amaciar;

- passar, depois, talco para desengordurar;

- finalmente, basta sacudi-la e passar uma escova para tirar todo o talco e a pele estará pronta para ser usada em confecções de belos e quentes agasalhos ou lindos enfeites.

O "banho" ou solução, por nós indicado, para o curtimento caseiro de peles tem a seguinte fórmula:

- alúmem em pó - 500gr

- cloreto de sódio (sal de cozinha) - 250gr

- água - 5 litros

Para que esses elementos químicos se dissolvam melhor, a água pode ser aquecida, mas as peles só devem ser mergulhadas quando o banho estiver morno ou frio.

Essa quantidade de solução serve para o curtimento de 5 peles e pode ser utilizada 2 vezes, desde que seja coada com um pano, após utilizada pela primeira vez.

O valor das peles depende, em grande parte, da técnica correta de abate, da esfola, da secagem (quando for o caso), do curtimento e de sua conservação.

Quando em mau estado, as peles são destinadas à fabricação de feltros (pelos), colas e gelatinas (couros). Quando curtidas sem os pelos, os couros de coelhos produzem excelentes pergaminhos, bem como camurças e napas, para a fabricação de sapatos, bolsas, luvas, etc.

Fonte http://www.ruralnews.com.br/visualiza.php?id=494

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO