Mastigação dos pelos e “bolas” de pelos


O coelho limpa-se  constantemente e, quase sempre, o conteúdo do estômago inclui pelos, que normalmente passam pelo trato gastrointestinal e são excretados com as fezes. O pelo ou lã (angorá) se torna um problema, apenas se quantidades excessivas forem consumidas ou quando se acumulam no estômago e bloqueam o piloro. Se isso acontecer, o coelho se torna anorético, perde peso e morre dentro de 3 a 4 semanas. A escovação diária para remoção dos pelos soltos evita eficientemente esta afecção.

O óleo mineral e os laxantes não são eficazes na remoção da massa de pelos. No caso de animais valiosos, pode-se tentar a remoção cirúrgica. O suco de abacaxi contém a enzima digestiva bromelaína, e tem sido utilizado para tratar casos precoces de tricobezoares ou “bolas” de pelo; um adulto recebe 10mL de suco fresco ou congelado, por meio de uma sonda gástrica ou de agulha de intubação, diariamente por 3 dias. Tanto o fluido como a enzima ajudam a dissolver a matriz da “bola” de pelo. Deve-se oferecer feno ou palha durante o tratamento. Essa forragem ajuda a transportar as fibras de pelo pelo trato gastrointestinal e a eliminá-las com as fezes.

A mastigação de pelos causa outro problema em coelhos jovens. Devido à perda dos pelos, a pele estraga-se e perde o valor. Este tipo de mastigação de pelos é geralmente o resultado de uma dieta deficiente em fibra, que pode ser corrigida aumentando-se a última ou oferecendo-se feno juntamente com o alimento granulado. Também pode ser útil a adição de óxido de magnésio na dieta, na proporção de 0,25%. Em alguns casos, a mastigação de pelos resulta de tédio. A colocação de distrações na gaiola, por exemplo, latas de refrigerante ou anéis de metal, quase sempre detém esse vício.

Fonte: Manual Merck de Veterinária: um manual de diagnóstico, tratamento,

prevenção e controle de doenças para o veterinário / Clarence M. Fraser, editor. -- 7. ed. -- São Paulo : Roca, 1996

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO