Varicela dos coelhos


É uma enfermidade aguda e generalizada dos coelhos de laboratório (Oryctolagus) (aparentemente, não tem sido reconhecida nos coelhos selvagens [Sylvilagus]), caracterizada por pirexia, descargas nasal e conjuntival e erupção cutânea. A mortalidade varia, mas é sempre alta. Desde 1930, têm sido poucos os surtos comunicados nos EUA.

O vírus causador está intimamente relacionado ao vírus da vacínia, e alguns surtos podem ter sido causados por uma cepa virulenta desta. O vírus pode ser isolado ou diagnosticado sorologicamente por métodos apropriados para vacínia. A contaminação de uma coelheira é rápida, mas os coelhos inoculados com vacina de varíola (com vírus de vacínia) ficam imunes. O vírus da varicela dos coelhos não infecta o homem.

As lesões mais características observadas durante a necropsia são erupção cutânea, edema subcutâneo e da boca e outros orifícios corporais. Quase sempre se observam pequenas áreas acinzentadas de necrose por todo o parênquima hepático, esplênico, pulmonar, testicular, ovariano e uterino. Tem sido descrito um tipo de varicela dos coelhos “não pustular” que, devido ao edema, pode ser confundido com a mixomatose.

Fonte: Manual Merck de Veterinária: um manual de diagnóstico, tratamento,

prevenção e controle de doenças para o veterinário / Clarence M. Fraser, editor. -- 7. ed. -- São Paulo : Roca, 1996

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO