Água


A água representa 70% do peso corporal do coelho, constituindo o principal componente do corpo. É extremamente importante para a sobrevivência de tal modo que, se o animal perder aproximadamente 10% de água, pode morrer. Por esse motivo, a diarreia em coelhos causa elevada taxa de mortalidade, especialmente em animais jovens (RIOS et al., 2011).

A necessidade diária de água para um coelho é de 125 ml/kg de peso corporal. Quando ele está doente, tende a consumir maior quantidade. Fêmeas em lactação consomem mais água do que as fêmeas não lactantes, pois este líquido constitui o principal componente do leite. Se houver restrição da quantidade, a produção de leite pode diminuir ou até mesmo parar. Além disso, as matrizes, após o parto, podem praticar o canibalismo, ingerindo suas crias para suprir a falta de água. Em gestantes, a falta de água pode ocasionar aborto (RIOS et al., 2011).

A água também é importante para manutenção da temperatura corporal. Assim, seu consumo aumenta no verão. Sua temperatura para consumo está entre 10 a 15ºC. Ela deve ser potável para que não contamine a criação (RIOS et al., 2011).


Fonte: SOUZA, Gabrielle Chaiben Consentino Franco de -Criação de coelhos – Cunicultura – Dossiê Técnico – TECPAR – 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO