Treponematose


(Proctopatia, Sífilis, Espiroquetose)
É uma doença venérea específica dos coelhos domésticos, caracterizada pelo aparecimento de áreas desnudas ou cobertas de crostas ao redor dos órgãos genitais externos, e causada pelo espiroqueta Treponema cuniculi. Ocorre em ambos os sexos e é transmitida pelo coito e da mãe para a ninhada. Não é transmissível para outros animais domésticos, nem para o homem. Formam-se vesículas ou úlceras pequenas que, finalmente, se cobrem com uma crosta grossa. Em geral, estas lesões se limitam à região genital, mas também podem envolver os lábios e pálpebras. Os animais infectados não devem ser acasalados. O diagnóstico depende da detecção das lesões nos órgãos genitais e da observação dos espiroquetas em microscopia de campo escuro. A queimadura de gaiola é um problema de diagnóstico.

É necessária a administração de 3 injeções s.c. de penicilina G benzatinapenicilina procaína (42.000UI/kg de peso corporal) em intervalos semanais para eliminar a treponematose de um plantel. Todos os coelhos têm de ser tratados, mesmo que não haja lesões. Geralmente, as lesões se curam em 10 a 14 dias e os animais recuperados podem-se acasalar, sem o perigo de transmitir a infecção. Um dos efeitos colaterais potenciais do tratamento com penicilina é diarréia e a possibilidade de um surto de enterite, devido à proliferação de bactérias Gramnegativas no intestino. Os coelhos tratados com penicilina devem ser transferidos para cama de feno e tratados com antidiarréicos imediatamente, se for necessário.

Fonte: Manual Merck de Veterinária: um manual de diagnóstico, tratamento, prevenção e controle de doenças para o veterinário / Clarence M. Fraser, editor. -- 7. ed. -- São Paulo : Roca, 1996

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO