Acasalamento


O acasalamento também pode ser chamado de cobertura, cobrição, salto, monta, cópula ou coito e seu objetivo principal é a fecundação da fêmea para a continuidade da produção (RIOS et al., 2011).

Para o acasalamento natural, a fêmea deverá ser levada para a gaiola do macho, pois quando ele está fora de sua gaiola fica assustado e não realiza a cobertura. Além disso, quando a fêmea está na gaiola do macho, devido ao cheiro do feromônio, ela fica excitada, o que facilita o acasalamento. Após o acasalamento, a fêmea deve ser imediatamente levada para a sua gaiola (RIOS et al., 2011).

No acasalamento em série, várias fêmeas são colocadas na gaiola do macho por um dia. Essa forma de acasalamento apresenta as seguintes vantagens: possibilita a transferência de láparos de uma fêmea para outra; facilita a formação de lotes maiores e mais uniformes e facilita a separação por sexos, marcação e registro. Apesar das vantagens, o acasalamento em série não permite um acompanhamento dos índices zootécnicos, por isso não deve ser utilizado em criações comerciais (RIOS et al., 2011).


Fonte: SOUZA, Gabrielle Chaiben Consentino Franco de -Criação de coelhos – Cunicultura – Dossiê Técnico – TECPAR – 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO