CONTENÇÃO E TRANSPORTE DE COELHOS

Os coelhos devem ser manuseados de forma gentil, nunca se deve levantá-los pelas orelhas. As orelhas dos coelhos contêm inúmeros vasos sanguíneos para trocar calor com o ambiente e segurando o animal pelas orelhas, vários desses vasos se rompem, podendo necrosar a orelha, quebrá-la e até matar o animal. 

Várias técnicas são usadas para se pegar e segurar um coelho, cada qual é melhor ou mais utilizada para certa finalidade. A seguir, algumas figuras para exemplificar:

Para carregá-los por distâncias longas é recomendado que sejam utilizadas caixas de plástico ou cestas, pois assim o animal fica mais calmo e não terá oportunidade de fuga. Nunca se deve aproximar o rosto das patas do animal, pois estas podem cortar com profundidade. Para carregá-los no antebraço, poderá ser utilizado um pano e amarrar seu tronco inteiro. É comum ganhar alguns arranhões no braço pela agitação das patas, caso isso ocorra, não bata no animal, pois este apenas está expressando com naturalidade seu incômodo e medo ao ser manuseado.

Para transporte dos coelhos a longas distâncias, este deve ser feito preferencialmente à noite, devido a temperatura mais amena. Deve-se lembrar também que durante o transporte, os animais perdem peso, sendo as perdas de cerca de 4% quando o transporte é próximo; 7% quando o transporte é de 400 km e até 13% quando o transporte é feito a 1200 km de distância.

Fonte: Manual prático de cunicultura - ACBC.org.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO