Parto

Em vida livre, os coelhos escavam buracos, formando enormes galerias para se protegerem e para as fêmeas parirem seus filhotes.

Em cativeiro é necessário a colocação de ninhos. Nos três dias que antecedem o parto, é preciso colocar, então, o ninho na gaiola, para que a fêmea possa prepará-lo para a chegada dos láparos.

O ninho deve estar limpo, desinfetado e possuir tamanho e forma adequados. Deve conter uma cama composta por feno limpo, material vegetal ou artificial que seja macio e absorvente. A maravalha de madeira deve ser evitada por ser dura, podendo ferir os filhotes além de não reter o calor com maior eficiência, sendo desaconselhada principalmente em regiões frias. Capim seco é uma boa opção para tal fim.

A coelha arranca pelos do seu ventre para expor melhor suas tetas no momento da amamentação, acolchoar o nicho e evitar a perda de calor dos filhotes. Os partos geralmente ocorrem à noite e têm duração de 15 a 30 minutos, podendo ser considerada normal a duração de até 6 horas de parto.

Atenção especial deve ser dada às primíparas, pois podem parir fora do ninho e não arrancar pelos suficientes do ventre, mas isso ainda é normal, pois serão mães pela primeira vez. O melhor procedimento nesses casos é recolher os filhotes, colocar capim seco no ninho e cobrir com pelos originários de outras coelhas.

É frequente a observação de fêmeas que defecam e urinam nos ninhos. Neste caso é recomendado se trocar a palha do ninho além de enxugá-lo. Todos os ninhos devem ser furados em sua parte inferior para garantir a escoagem da urina. O ninho deve permanecer na gaiola por até 21 dias . A partir dessa idade os láparos já não necessitam da proteção do ninho.

Fonte: Manual prático de cunicultura - ACBC.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO