Quem roubou o meu bezerro????

Oi, tchurma, hoje abordarei o tema quem roubou o meu bezerro??

OI??? Aqui não é blog de cunicultura???

Sim, galeritcha, é que esse tema vem a calhar com aquela resenha: "Uma coelha dá um bezerro por ano." Não é mentira, porém, o que fazer para ela não adoecer, não perder ninhada, ter boa saúde, ter boas condições de parição, ter láparos saudáveis, isso tudo será abordado aqui, não necessariamente neste post, porque afinal de contas ficará gigante, risos. Vamos ao que interessa, a COELHA PARIDEIRA.

Quantos láparos uma coelha pari mais ou menos a cada 45 dias? 6, 8, 12 ou 15, para falar a verdade... DEPENDE. esta resposta você verá no blog inteiro, por quê Evelady? Simples, depende... da temperatura, da coelha, da raça, do local, do estação do ano, de como foi cobrição, da saúde da mesma, etc, etc, etc.

Tudo DEPENDE, agora ficamos entendidos, OK?

Em MÉDIA, digo média mesmo, uma coelha de porte médio, por parto ela tem 5 a 7 láparos, muitos dirão: "SÓ?"; outros dirão: "Tudo isso?" , viu como depende. Pegarei o exemplo de 6 láparos se uma coelha parir durante um ano 6 láparos em 8 gestações ela terá no total 48 láparos, vamos dizer que cada um chegará 2,5 kg depois de adulto teremos 120 kg, ohhhhhh!!!

Tchanammm, isso tudo se não ocorrer nenhuma morte, a mãe não falhar nenhuma gestação, todos os láparos tiverem um biotipo igual e regular, etc, etc, etc, mas, contudo, todavia, entretanto, a vida não é regra de matemática, então...

A realidade nua e crua, a coelha falha uma vez, um láparo morre no parto em cada vez, dois morrem depois de alguns dias toda vez, e pelo menos um uma vez ou outra morre de êxtase cecal (uma doença comum no final da lactação), e aí? Quem roubou o meu bezerro de 120 kg???

Vamos pegar esse exemplo horroroso que passei para vocês tendo em vista que a coelha só teve 7 parições, ou seja, 42 láparos, 7 morreram ao nascer, 14 morreram depois de alguns dias, vamos agora sermos otimistas 3 morreram de êxtase cecal, quantos nos sobraram 18, oi???? Cadê os 48 láparos por ano???

Bem galeritcha, essa é a triste e pura realidade do cunicultor brasileiro, se você acha que não dá lucro criar coelho, seja lá para o que for, repense, é você que não conhece como o #sistemaébruto.

#vemcmg que te ensino, nos próximos posts mostrarei como lidar com os problemas mais comuns da cunicultura, com certeza eles vão além de infraestrutura e ração de 17% de proteína, #ficaadica.

Beijokas galeritcha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO