Ordem Lagomorpha

Coelhos, lebres, tapitis e lebres assobiadoras pertencem à família Leporidae, ordem Lagomorpha. Os leporídeos ocorrem naturalmente em todos os continentes, exceto Oceania e Antártica.

O tapiti (Sylvilagus brasiliensis) ocorre desde o México até a Argentina. Pesa entre 1 e 1,5 kg, tem orelhas curtas, coloração que vai do cinza-claro ao marrom, membros pélvicos curtos, comprimento do corpo entre 21 e 47 cm, sendo o macho menor que a fêmea.

As lebres pertencem aos gêneros Lepus, Caprolagus e Pronolagus, e existem aproximadamente 32 espécies. Foram introduzidas em diversas partes do mundo, exceto na Antártica. Pesam entre 2 e 5 kg. Diferentemente dos coelhos, que ao sinal de perigo correm e se escondem nas tocas, as lebres correm grandes distâncias, podendo chegar a 80 km/h e podem manter o o ritmo de 50 km/h durante várias horas. Não são animais sociais. Nascem cobertos de pelos e têm hábitos crepusculares e noturnos. Como a reprodução é influenciada pela latitude da região na qual os animais se encontram, o tempo de gestação e o número de filhotes ao ano pode variar. Dão à luz de 1 a 4 filhotes. Lebres são boas nadadoras, não são boas cavadoras e passam o maior tempo em campo aberto. Têm orelhas grandes e crânios longos.

As lebres assobiadoras pertencem ao gênero Ochotona e são naturais da Europa, Ásia e América do Norte setentrional. O coelho doméstico (Oryctolagus cuniculus) teve seus ancestrais provenientes do oeste da Europa e nordeste da África. Existem mais de 50 raças de coelhos e incontáveis misturas. Conforme a raça, o tamanho e a idade, a prevalência de algumas enfermidades é maior, como dacriocistite, pododermatite, cardiomiopatia e dermatopatia.

Há muito tempo os lagomorfos deixaram de ser animais utilizados apenas na indústria alimentícia, na caça e no comércio de peles. Hoje, ocupam espaço importante como animais de companhia (pet).

São animais inteligentes, de fácil treinamento e demonstram afeição pelo dono de maneira mais sutil que cães e gatos, sendo sinais de satisfação lamber, ir ao encontro e seguir os proprietários pela casa. Há animais que são criados como membros da família e seus proprietários exigem do médico veterinário a mesma qualidade de atendimento dada aos cães e gatos. 

Trecho do capítulo 56 Lagomorpha( Coelho, tapiti e lebre) do Tratado de animais silvestres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO