Cecotrofia, que bicho é esse?

Os cecótrofos são as fezes liberadas pelo ceco. As contrações do ceco liberam seu conteúdo no cólon. O conteúdo cecal é, então, transformados em pequenos bolos fecais moles, envolvidos em muco, que se deslocam por meio do peristaltismo normal em direção ao reto, enquanto os movimentos antiperistálticos permanecem nulos, por um mecanismo ainda desconhecido. Por sua viscosidade particular e sua forma em espiga (ou amora), os cecótrofos provocam no animal uma sensação particular que desencadeia o reflexo de recuperação oral. Eles são apanhados e engolidos diretamente do ânus, sem cair no solo. Em geral. são eliminados na forma de contas grudentas, no final da noite. O coelho ingere diariamente, ensalivando mas sem mastigar, 50 a 60 g de cecótrofos. A ingestão matinal dura cerca de 3 horas e se revoga todos os dias, seguindo um ritmo precioso.

Seu conteúdo, rico em proteínas e vitaminas, é protegido da degradação estomacal pelo muco que o envolve. A absorção dos nutrientes se faz progressivamente ao longo do tubo digestivo. Assim, grande parte do alimento ingerido passa pelo trato digestivo duas vezes em 24 horas.

Vantagens da cecotrofia:

Esse comportamento particular permite ao coelho economizar água e valorizar o máximo os alimentos que ele cicla e recicla. É possível impedir experimentalmente a cecotrofia durante vários meses em um coelho sem que se note perda de peso significativa, desde que seja alimentado à vontade. Essa adaptação é interessante nas condições de aleitamento, no jejum alimentar ou na alimentação exclusivamente à base de ervas. Também, outros lagomorfos e muitos roedores manifestam tal particularidade.

Fonte: Novos animais de Estimação - QUINTON,J.F. -Roca - 2005

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO