Cunicultura por onde começar?

Oie... Você já definiu que tipo de cunicultor você será??? Ei...tô falando contigo, alguém aí???

Isso mesmo você precisa definir que tipo de cunicultor você será. Porque senão vários erros primários serão desnecessariamente enfrentados, por exemplo a Evelady aqui é cunicultora de coelhos para outros cunicultores e animais pet. Um tipo de cunicultura diferenciada? NÃO! Apenas determinei meu público final.

Se você que ser criador de carne de coelhos, primeiro verifique que serão seus bons fornecedores de matrizes e reprodutores, depois onde fica o abatedouro mais próximo, além disso deve determinar onde será o seu barracão e qual tamanho.

Se definiu que será criador de pets, quanto maior a quantidade de variedade melhor, lembrando que esses animais são de valor agregado maior, então investimento pesado em matrizes e reprodutores de primeira linha, depois disso determinado onde anunciar, ou seja, necessita-se de um blog e/ou site, ou rede sociais, depois se enviar animais pelo aéreo, então a coisa complica porque você precisará de caixas de transporte, bebedouros, alimento durante a viagem, médico veterinário para emitir o laudo de sanidade e também a GTA (guia de transporte animal).

Se você será um criador de lã quais são os melhores animais para retirar a lã, quem será seus compradores desse material , os animais dessa finalidade também são de valores agregado altíssimos.

Se será criador de pele segue os parâmetros de lã.

Cada criação tem suas particularidades e também as suas vantagens e desvantagens, em um outro post que por sinal demorará um pouco, pois, depende uma pesquisa com os diferentes tipos de cuniculturas, ok???

Agora segundo o Irineu Fabichak no seu livro Coelho - Criação caseira - Editora Nobel ano 2005 -edição revista, na página 16 ele menciona algumas raças de coelho para diferentes cuniculturas, segue abaixo a tabela:

COELHO para...
Carne Pele Pêlo ou Lã
Comum Champagne Angorá
Gigante de Flandres Russo Sibéria
Azul de Viena Negro Fogo 
Holandês Chinchila
Califórnia Havana
Nova Zelândia Rex

Como pode se percebido não se comenta nada sobre as raças menores, ou seja, mini e anão e nem mesmo da raça sintética Botucatu, desenvolvida pela UNESP de Botucatu, com alto valor comercial e grande valor genético.

Não muito antigamente a cunicultura pet não era explorada no Brasil, mas, de uma ou duas décadas para cá, ou seja, final do século XX e início do XXI a cunicultura pet está ganhando mercado, pelo coelho ser um animal que se assemelha com os cães e gatos, por atender pelo nome o chamado de seus donos, por ser de fácil adaptação mesmo em locais pequenos, lê-se "apertamento", do manejo ser simples e poucos cuidados, sem contar que coelho não faz barulho, isso nos dias de hoje é os orelhudos levam uma grande vantagem em comparação aos demais animais domésticos.

Este post foi escrito por Evelady e o que foi retirado de algum local foi mencionado. OK? Por enquanto é só, convido-os para me seguir nas redes sociais, na maioria delas estou como Eve_Golin, meu canal no youtube não falo só sobre cunicultura, mas, tenho duas playlists somente sobre isso, o canal é Evelyn Golin #tudojunto. Obrigada!!!

Beijokas 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO