Aparelho respiratório

É este constituído por um conjunto de órgãos em que uns tem o papel mecânico de levar o ar para o interior do organismo, enquanto outros são encarregados de transformar o sangue venoso em arterial. Estes órgãos são: as cavidades nasais, a laringe, a traqueia, os brônquios e os pulmões. As cavidades nasais estão situadas na parte inferior da cabeça em cima do lábio superior: é uma cavidade grande que se acha dividida em 2 partes por meio da cartilagem nasal.

A laringe tem a forma de um tubo, largo e curto, que se comunica com a traqueia.

A traqueia é constituída por um tubo redondo, flexível e elástico, formada por numerosos anéis cartilaginosos, por onde é levado o ar que o animal respira. Na sua porção inferior a traqueia se ramifica, constituindo os brônquios, os quais penetram no interior dos pulmões. A parte mais importante do aparelho respiratório é constituída pelos 2 pulmões que são órgãos esponjosos, de cor rosada, alojados cada um na metade correspondente na cavidade torácica. Os pulmões são envolvidos inteiramente por uma membrana serosa chamada pleura.

Através dos fenômenos da respiração, o ar é levado aos pulmões onde o sangue venoso é transformado em arterial, ao receber o oxigênio do ar.


Fonte: Cunicultura e apicultura – MEDINA, J.G. – Instituto campineiro de ensino agrícola – 1979

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO