Fisiologia do aparelho respiratório

A fisiologia do aparelho respiratório compreende o estudo das modificações necessárias à transformação do sangue venoso em arterial. Pela aspiração o ar penetra nas fossas nasais, passando através da faringe, laringe, traqueia e brônquios, até chegar aos pulmões, onde irá transformar o sangue venoso em arterial, dando-se em seguida pela expiração a eliminação do ar dos pulmões que sofreu modificações.

Durante os movimentos as aspiração e expiração, o tórax do animal apresenta variações de volume, e também notamos ruídos diversos produzidos pela entrada do ar no aparelho respiratório.

Qualquer órgão do aparelho respiratório se acha doente, estes, ruídos são suprimidos ou se apresentam com variações diversas. O número dos movimentos respiratórios varia de acordo com os animais. O coelho apresenta 80 a 120 respirações por minuto; este número, entretanto, pode variar conforme o sexo, idade, alimentação e saúde do animal. Chamamos de asfixia ao fenômeno ocasionado pela falta de respiração; isso pode acontecer pela obstrução do aparelho respiratório por algum corpo estranho que não permite a passagem do ar, ou por substâncias tóxicas que iriam se misturar ao ar tornando-o impuro.


Fonte: Cunicultura e apicultura – MEDINA, J.G. – Instituto campineiro de ensino agrícola – 1979



PS.:- Para nos ajudar veja o link: Quero escrever um livro  e ajuda no Apoia se 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO