Aparelho reprodutor

O aparelho reprodutor está constituído pelo órgãos reprodutores dos macho e fêmea. O aparelho do macho é formado pelos testículos, condutos deferentes e pênis. Os testículos são dois órgãos de forma oval, situados na parte inferior da região inguinal.

Os testículos são encarregados da formação do esperma, elemento este de grande importância na reprodução e fecundação dos animais, O coelho é um animal que representa a faculdade de pode esconder os testículos fazendo-o penetrar na cavida abdominal e de lá sair, a qualquer momento. Este movimento é realizado devido à constituição toda especial da bolsa que envolve cada um dos testículos. As bolsas testiculares, também chamadas de escroto, são lisas, e às vezes recobertas de pelos: quando os testículos se acham suspensos na cavidade abdominal, estas bolsas se apresentam completamente vazias e muito enrugadas. O sêmen ou esperma é produzido pelos testículos, sendo levado pelos canais deferentes até a uretra. O pênis é um órgão copulador, encarregado de levar o sêmen e a urina para o exterior.

O aparelho reprodutor da fêmea é formado pelos ovários, útero, oviduto, vagina, vulva e mamas. Os ovários, em número de dois, são órgãos de forma oval, de cor branco-rosada, situados na cavidade abdominal, um de cada lado de coluna vertebral. Assim como no macho os testículos produzem o esperma, também os ovários são encarregados da formação dos óvulos, os quais logo após o acasalamento do animal se soltam dos ovários e são levados pelo oviduto até o útero. A coelha possui 2 úteros diferentes os quais são colocados um ao lado do outro. O útero tem a forma de um cilindro de 10 s 12 cm de comprimento e é ligado à vagina.

A vagina é um órgão membranoso, de 5 a 8 centímetros de comprimento, a qual, juntamente com a vulva e as mamas, completam o aparelho reprodutor. Os tetos ou mamas que se relacionam bastante com os órgãos de reprodução são encontradas na parte inferior do animal, em número que varia de 6 a 10, dispostas em fileira dupla. Os tetos anteriores são sempre menores que os posteriores.

Fonte: Cunicultura e apicultura – MEDINA, J.G. – Instituto campineiro de ensino agrícola – 1979

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO