Unha compridas de coelhos

Quando os coelhos** são mantidos em gaiolas, as suas unhas às vezes, não se desgastam normalmente, vão crescendo e atingem comprimento anormal, ficando bastante longas. Além de dificultarem os movimentos dos coelhos, podem se prender no piso e se quebrarem*** ou mesmo serem arrancadas, provocando dor, hemorragia e infecções. Por iss, é aconselhável, quando necessário, cortas as unhas dos coelhos, para evitar estes inconvenientes.

Isso é bastante fácil, com uma tesoura bem afiada* . É preciso apenas olhar a unha contra a luz, pois, assim, pode ser vista a parte sensível e irrigada, nitidamente separada da parte que é somente unha. Para se evitar ferimentos, basta cortar a unha um pouco mais para o lado da sua ponta para não atingir a região irrigada, para evitar danos e infecção.

Fonte: Doença dos coelhos -Vieira M.I. - 2ª ed - LPM - 1980

* A melhor tesoura é a tesoura para unhas de gatos, é a que uso sempre quando vou cortar as unhas dos meus.

** Já corto as unhas dos coelhos após o fim da amamentação porque as unhas já estão bem grandinhas e eles se machucam, tive um coelhinho que o seu irmãozinho furou o olhinho dele com 20 dias e ele ficou cego, desde então já corto assim que eles já estão desmamados se a unha está muito grande corto antes.

*** O meu FIFI uma vez caiu e quebrou a unha e ficou uma vida sangrando até chegar ao veterinário, lembrando que só um profissional pode executar tal procedimento, quando o mesmo viu a situação da unha e teve que amputá-la o FIFI hoje não tem um dedinho devido uma unha grande, desde então, corto sempre, e recomendo sempre aos cunicultores que atendo, que faça esse procedimento, muitos deles nunca haviam se atentado para tal detalhe, mas, são os detalhes que fazem a diferença na criação.

Grata,

Eve Golin

Evelady

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO