Patologia com sintomas gastrointestinais - Parte 2 Final

Diarreia

As causas específicas de surtos de diarreia em coelhos são difíceis de serem determinadas. Em muitas circunstâncias, o diagnóstico provável envolve dois ou mais microrganismos e as toxinas associadas. Exemplos específicos de tal relacionamento são as colibaciloses e as coccidioses e a enterotoxemia precedida pela doença de Tyzzer ou infecção pelo rotavírus. Condições específicas que podem ser consideradas, quando não efetuado diagnóstico conclusivo, são as infecções do tipo colabacilose, enterotoxemia por Clostridium doença de Tyzzer, coccidiose intestinal, falta de fibras na dieta, enteropatia mucóide, administração de antibióticos, e algumas conduções raramente observadas tais como salmonelose, infecções por Pseudomonas sp, aflatoxicose e infecções por rotavírus. As primeiras quatro condições diferenciais são geralmente vistas em coelhos desmamados. Um diagnóstico menos definitivo para a diarreia dos coelhos é simplesmente complexo enteropático ou enteropatia não específica.

Polidipsia

O aumento de consumo de água pelos coelhos acompanha a lactação, estresse pelo calor, febre ingestão de alimentos secos, dietas com teores elevados de sais, diabetes melitus e enterites. Em qualquer um destes casos, o animal deve ser suprido de quantidade adequada de água.


Má oclusão, alterações da dieta , dores, doenças sistêmicas, estresse ambiental, água em quantidade insuficiente, alimento de má qualidade ou palatabilidade, alteração nos esquemas de fornecimento de água ou alimentos, perda de olfato, determinadas condições de acidose ou cetose em animais obesos e tricobezoares podem levar à anorexia.

Fonte: Biologia e Clínica de coelhos e roedores - Harkness J.E. - 3ª ed. - 1993 - Roca

PS.:- Para nos ajudar veja o link: Quero escrever um livro  e ajuda no Apoia se 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO