Sintomas reprodutivos - Parte 1

Abandono ou morte da ninhada*

Inexperiência maternal, manipulação dos láparos, distúrbios no ninho, insuficiência de material para construção do ninho, distúrbios externos, filhotes feridos ou deformados, esfriamento dos filhotes, sede, filhotes fora do ninho, ninho dividido e agalactia são fatores que podem levar o abandono da cria. A agalactia pode ser decorrente de tricobezoares gástricos, má oclusão dos incisivos, anorexia, mastite, e privação de água.

A morte dos láparos está relacionada a enterotoxemia (síndrome tóxica do leite), pisoteamento, mordeduras de ratos, enteropatias, septicemia por Pasteurella multocida, inanição ou desidratação, estenose do piloro e ingestão de resíduos de amônia quartenária. Os láparos também podem morrer de ingestão de leite de fêmea com mastite estafilocócica.

* Adendo da Evelyn a minha maior perda na minha criação são nos primeiros dias de vida, para ser precisa na primeira semana, porque as vezes nascem vários láparos e as coelhas não têm tetos suficientes para todos aí entre a habilidade do criador no manejo, será que compensa ter várias fêmeas que têm alta prolificidade e baixo número de tetos e que não consegue amamentar todos? Será que há pessoas suficientes na granja para dar o suplemento para a mãe e para os láparos? Detalhe diretamente na boca, pois, os láparos até seus 10 ou 12 dias de vida ainda não abriram os olhos para procurarem comida fora do ninho eles só sentem têm o sentido olfativo e auditivo, vejam meu relato sobre "Como salvar láparos desidratados".

Secreção vaginal**

A urina normal do coelho apresenta coloração que varia do amarelo opaco aos vermelho alaranjado ou marrom, assemelha-se a pus ou sangue. Adenocarcinoma uterinos sangram com frequência e metrites causadas por Pasteurella sp ou, raramente, Listeria sp, produzem secreção vaginal purulenta. Uma grande variedade de enterobactérias Gram-negativas causam metrites em coelhas. Os abortos podem ser observados como secreções sanguinolentas.

** A urina do coelho sempre deixa os criadores preocupados devido o odor de amoníaco e também pela coloração, esta que vos escreve a primeira vez que viu do seu coelho ficou desesperada pensando que ele iria morrer, mas, quanto a coloração é super normal não ser amarela como as dos demais mamíferos, assim que também é normal logo ao final do parto nas duas ou três primeiras urinas sair um pouco de sangue aí conseguiram ver a diferença porque o sangue não se mistura à urina. #curte #espalhe #compartilhe o link de nosso blog para que ele cresça.


Fonte: Biologia e Clínica de coelhos e roedores - Harkness J.E. - 3ª ed. - 1993 - Roca

PS.:- Para nos ajudar veja o link: Quero escrever um livro  e ajuda no Apoia se 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO