Conhecendo a cunicultura

Acasalamento
Normalmente, quando se utiliza a monta natural, tem sido considerada a relação de um macho para cada 10 fêmeas. Essa relação pode ser maior, quando se tem um plantel pequeno.
O tempo de monta não deve passar de 3 dias consecutivos, sendo recomendado utilizar o reprodutor duas vezes por dia, sendo uma monta pela manhã e outra a tarde, em períodos com temperatura mais amena.
Gestação
O período de gestação das coelhas pode variar entre 28 e 34 dias, com media de31 dias. Durante esse período deve haver bastante tranquilidade para não ocorrer abortos que, além de prejudicar a saúde do animal, acarretam prejuízos ao criador.
Deve haver disponibilidade de água limpa e fresca a vontade. A alimentação deve ser restrita nos primeiros 20 dias de gestação e a vontade nos últimos 11 dias, período que compreende o terço final de gestação, onde haverá maior necessidade nutricional diária.
Parto
A coelha arranca pelos do seu ventre para expor suas tetas no momento da amamentação, acolchoar o ninho e evitar a perda de calor dos filhotes. Os partos geralmente ocorrem a noite e tem duração de 15 a 30 minutos, podendo ser considerada normal a duração de até 6 horas de parto.
Atenção especial deve ser dada as primaria, pois podem parir fora do ninho e não arrancar pelos suficientes do ventre, mas isso ainda é normal, pois serão mães pela primeira vez. O melhor procedimento nesses casos é recolher os filhotes, colocar capim seco no ninho e cobrir com pelos originários de outras coelhas.
Láparos
São considerados láparos animais com até 12 dias de vida. Eles nascem sem pelos, com os olhos e ouvidos fechados. Com 4 dias o pelo começa a crescer e a abertura dos olhos e ouvidos ocorrem por volta dos 12 dias de idade.

Dos 15 a 20 dias já saem do ninho e começam a comer mesma comida que a coelha, embora ainda estejam sendo amamentados, essa é uma fase muito importante pois introduz uma nova dieta aos láparos, por isso é importante não deixar faltar comida no comedouro, pois como eles possuem o estômago muito pequeno, as visitas ao comedouro são espaçadas e a quantidade ingerida é muito pequena.

FonteCoelhos pet ou animal de produção. Golin E. e al, 2015

PS.:- Lembrando que cada autor menciona uma coisa devido suas experiências, então as informações variam de propriedade a propriedade, assim como, autor para autor, pois, são vários fatores envolvidos, como por exemplo: País, estado, cidade, temperatura, quantidade de animais, disposição do galpão entre outros.

Eve Golin

Evelady

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO