Enfermidades comuns em coelhos

  • Ò  Mixomatosis: É um vírus altamente contagioso é transmitida por mosquitos ou por contato direto. O animal infectado morre sem cura dentro de poucos dias, não tem cura eficaz. Os sintomas são o surgimento de tumores na cabeça, olhos, nariz, lábios, orelhas e órgãos genitais do animal, bem como lacrimeja mento e secreção nasal.
  • Ò  Infecções oculares: O lacrimeja mento dos olhos do coelho é muito comum e de difícil cura. Em casos graves, podem brotar pus. Limpe os olhos com algodão embebido em chá (contém tanino que é anti-séptico) e depois aplica um colírio.
  • Ò  Coccideose de coelhos: Coccideose é tipicamente um parasita de animais domésticos, como aves, ovinos, caprinos, suínos e até cães. Mas no caso do coelho é muito específica e só serão transmitidas a partir de um coelho para outro.
  • Ò  Cocciodiosis fígado: É detectada pelo olho - nu de ao abater o animal, são manchas brancas no fígado do animal. Coccideose intestinal aparecer em filhotes no desmame uma diarréia e o animal logo morre de desidratação
  • Ò  Pasteurelosis Coelho: É uma doença do sistema respiratório de coelhos e aparece como um frio intenso com espirros e descarga nasal constante. A respiração torna-se forçada, o animal pára de comer e morre muito enfraquecido.
  • Ò  Otites: São infamações do ouvido, com grande formação de cerume amarelo, perda ou diminuição do apetite e emagrecimento. Os coelhos doentes inclinam a cabeça e o pescoço para o lado afetado. Sua capacidade de equilíbrio diminui, sofrem quedas, andam em voltas, mantêm posturas anormais e podem ter crises epileptiformes. Para o seu tratamento, usar remédios de uso humano ou veterinário, para ouvido.
  • Ò  Toxoplasmose: É uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. É também uma enfermidade de rápido curso, 8 a 10 dias, cuja transmissão é ocasionada pelas pulgas e piolhos. Os animais doentes apresentam febre, falta de apetite, grande abatimento, muita sede, abdome aumentado de tamanho, emagrecimento, anemia, diarréia fedida de cor esverdeada ou sanguinolenta e convulsões. Muitas vezes chega a ter paralisia da região traseira. Os animais doentes deverão ser colocados em quarentena.
  • Ò  Maloclusão --Esta é uma doença comum entre os coelhos que será muitas vezes notada a partir do momento do nascimento do seu coelho. Se o seu coelho é mais velho, e você percebe que não está comendo como deveria, ele pode estar com maloclusão. É quando os dentes de coelho são longos demais e muitas vezes curvados para fora. A maloclusão é uma doença hereditária. A melhor maneira de identificar a maloclusão é dar uma olhada nos dentes de seu coelho.
  • Ò  Jarretes com ferimentos -- Esta é provavelmente a doença mais comum dos coelhos. Os jarretes do seu coelho estão localizados na parte inferior de suas patas traseiras. Muitas vezes, quando um coelho não tem pelos grossos no fundo do jarrete, os que ele tem vão se desgastar, fazendo a pele descoberta ficar exposta aos fios da gaiola. Isto é fácil de identificar. Você vai notar que seu coelho está desenvolvendo feridas abertas na parte inferior dos jarretes.
Fonte: Coelhos pet ou animais de produção - Golin E. e tal.; 2015


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO