Profilaxia contra diarreia em coelhos.


Diminuir a ração dietética ou mudar para uma dieta de baixo perfil, para mudar o substrato para o bactérias patogênicas e deixar de fornecê-los com anergia e proteína para sua proliferação.

Acidificar a água com ácido acético (vinagre branco) a uma taxa de 3 ml por litro de água ou adicionar carvão ativado tanto no tanque de água como no tanque de água que abastece a fazenda de água.

Fornecer palha de boa qualidade (aveia, trigo ou cevada) nas gaiolas para os coelhos puxarem Pouco a pouco a fibra para quebrar o ciclo de crescimento das bactérias entéricas.

Não forneça alfafa nem verde nem picante porque a diarréia é potencializada.

Separe uma área diferente de animais que tenham diarréia para medicá-los.

Se toda a propriedade for medicada, pare de usar os acidificantes recomendados, para a prescrição de medicamentos consultar seu veterinário para determinar a disponibilidade deles e dose, use antibióticos para o controle de bactérias entéricas.

É responsabilidade dos produtores implementar um calendário profilático anual que inclua desparasitação, medicação preventiva e desinfecção em períodos de quatro meses.

Deve haver medidas sanitárias permanentes, como; guardanapo sanitário, pisos e paredes caiados, eliminação das excretas, evitar a estagnação da água ou da urina, boas condições ambientais e ventilação, substituição de reprodutores permanentes e evitar superpopulação ou qualquer de estresse que compromete a saúde dos animais.

Não entre em animais ou pessoas de outras fazendas.

Evitar fauna prejudicial como aves, aves, roedores.

Evite dar fibras verdes ou contaminadas por sistemas de irrigação com água preta.


Fonte: Anotações dos cunicultores unidos da America Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO