Ainda sobre pariparoba

Façam igual ao Jairo Eloi em nos questionar o blog é para isso mesmo para crescermos juntos.

Obrigada, Jairo você nos despertou para uma planta maravilhinda, isso mesmo, pois, não me contentei em apenas saber se era boa para os coelhos, mas, também para conhecê-la, continuando o seu questionamento verifiquei que não tem nenhum problema em fornecer essa planta aos animais, PORÉM, cautela com as fêmeas prenhes por de ocasionar aborto.

Segundo o site Benefícios das plantas

A pariparoba, de nome científico Pothomorphe umbellata, era conhecida como caapeba (kaa peba) pelos povos Tupi, sendo muito utilizada para fins medicinais. A pariparoba é um subarbusto ereto, perene, bastante ramificado, com cheiro mentolado e nativo de quase todo o território brasileiro. As partes utilizadas da planta são as folhas, a haste e a raiz. Devido às suas propriedades, a planta é utilizada na medicina caseira há séculos.



A pariparoba possui propriedades antiblenorrágica, antimalárica, vermífuga e anti-inflamatória. O principal ativo da planta é o 4-nerolidilcatecol e ela possui óleo essencial, que pode ser extraído das folhas e utilizado na aromaterapia. A planta é antioxidante, protegendo o organismo da ação danosa dos radicais livres.

Benefícios

  • Possui ação diurética;
  • O sumo da raiz é utilizado para o tratamento de afecções do fígado;
  • Trata inchaços;
  • Auxilia em casos de anemia;
  • Ajuda no processo de digestão;
  • As folhas são utilizadas na forma de cataplasma no tratamento de furúnculos;
  • Auxilia em casos de dores de cabeça, na forma de chá ou a aplicação na forma de cataplasma no topo da cabeça;
  • Tratamento de queimaduras;
  • Ajuda no tratamento de afecções das vias urinárias e gástricas;
  • Auxilia na debilidade orgânica em geral, dores de estômago, azia, úlceras e epilepsia.
Além de ser muito conhecida na medicina popular por todos os benefícios anteriormente citados, a pariparoba é um aliado para a proteção da pele contra os raios ultravioleta. Pesquisas realizadas na Universidade de São Paulo (USP) indicaram que a planta contém um composto químico capaz de proteger a pele dos efeitos dos raios ultravioleta do tipo UVB. Os pesquisadores perceberam que a planta protege a pele dos efeitos imediatos e crônicos da radiação solar, bem como também da diminuição da elastina e do colágeno – duas proteínas essenciais para a pele.
Alguns ensaios mostraram que o principal ativo da pariparoba, o 4-nerolidilcatecol, ajuda a manter, na pele que recebeu radiação ultravioleta B, níveis normais de vitamina E, que evita o processo de oxidação das células. Além disso, o principal ativo impede o espessamento da epiderme e adia o envelhecimento.

O uso da pariparoba é contraindicado para mulheres gestantes e lactantes. Em alta dosagem, pode ter efeito contrário, aumentando o desconforto.

Fontehttps://beneficiosdasplantas.com.br/pariparoba/

Nomes Populares da Pariparoba:

Aguaxima
Caapeba
Chá peuá
Caena
Capeba
Capeba do Campo
Capeba do norte
Catejé
Lençol de Santa Bárbara
Malvarisco
Manjerioba
Pariparoba do mato
Pariparova
Periparoba

Fonte: internet




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO