Recomendações para o bem-estar dos Coelhos:

Quase todos os sistemas de pecuária impõem restrições e algumas delas podem causar um grau inaceitável de desconforto ou sofrimento, impedindo que os animais satisfaçam as suas necessidades básicas. Devem ser consideradas necessidades, em animais de companhia:

- conforto e abrigo;
- acesso fácil a água doce e a uma dieta para manter os animais em plena saúde e vigor;
- liberdade de circulação;
- a companhia de outros animais da mesma espécie;
- a oportunidade de exercer a maioria dos padrões normais de comportamento;
- luz durante as horas de luz, iluminação prontamente disponíveis para permitir que os animais possam ser inspeccionados em qualquer momento;
- pavimentos que não prejudiquem os animais, nem provoquem tensões desnecessárias;
- a prevenção, diagnóstico e tratamento rápidos das lesões, doenças e infestações parasitárias;
- o impedimento da mutilação desnecessária.

O bem-estar dos coelhos pode ser salvaguardado sob uma variedade de sistemas de gestão. O sistema utilizado deverá ser adequado à saúde e necessidades comportamentais e fisiológicas do coelho. Este, juntamente com os equipamentos disponíveis e a habilidade do produtor, determinará o número de animais mantidos em qualquer momento e a forma pela qual são agrupados. Os coelhos são animais que precisam de atenção individual e frequente. É essencial que o produtor preste atenção aos sinais de perigo ou de doença e tome rapidamente medidas corretivas.

Os sinais que, em conjunto, indicam uma boa saúde num coelho foram definidos anteriormente. O produtor deverá ser capaz de reconhecer problemas iminentes na sua fase inicial e pode muitas vezes ser capaz de identificar a causa e instituir medidas de reparação, sob pena de que a ajuda veterinária ou outra assistência especializada deverão ser obtidas rapidamente. (MALS, 2008)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO