ENCEPHALITOZOON CUNICULI: PERGUNTAS FREQUENTES


O QUE É?
É um parasita microscópico da família dos microsporídios, mais relacionado a fungos do que a outros parasitas. Ele parasita as células de alguns órgãos de coelhos, causando sintomas de acordo com os órgãos afetados. O mais comum é que determinadas regiões do cérebro são afetados e o senso de equilíbrio é alterado, de modo que o mais comum é o caso típico de um coelho com a cabeça inclinada e perder o equilíbrio, mas pode haver convulsões, paralisia, agressão ou Outros sintomas de acordo com a região cerebral afetada. Outros órgãos freqüentemente afetados são os olhos (lesões típicas aparecem como a que aparece na foto) ou os rins.

COMO OS COELHOS ESTÃO CONTATADOS?
A via de transmissão é considerado mais frequentemente a ingestão de esporos que eliminam animais infectados na urina, mas também podem ser distribuídos por fezes ou secreções nasais. A eliminação de esporos ocorre especialmente até 3-4 meses após a infecção, mais tarde é mais errática, mas pode continuar a ocorrer. Coelhos prenhes infectados podem transmitir o parasita para a prole, de fato, os olhos dos coelhos só serão afetados quando o contágio ocorre dessa maneira. Isto é, se um coelho tem lesões oculares causadas pelo encephalitozoon que nos diz que ele foi infectado dentro do útero de sua mãe.

SOMENTE AFETA OS COELHOS?
Não, este parasita também pode afetar outros animais, como cães, gatos, raposas, alguns roedores, primatas e aves. As pessoas também podem ser infectadas, embora quase todos os casos descritos em humanos estejam em pessoas imunodeprimidas. Para aqueles que querem mais informações sobre isso, nos referimos a este outro de nosso post
VOCÊ PODE COMEÇAR E NÃO ENFERMAR?
Sim, um coelho pode ser infectado (ter o parasita) e nunca desenvolver a doença ... ou sim. Isto é, parece que na maioria dos casos os coelhos têm o parasita dormente, como se estivessem dormindo. Não se sabe exatamente por que alguns passam de dormentes para ativos, mas parece que o estresse, outras doenças e outros fatores desconhecidos podem influenciar isso.

COMO SABEMOS SE UM COELHO ESTÁ CONTAMADO?
Até à data, é muito difícil ter certeza absoluta sobre isso, mas em animais doentes com um exame de sangue para detectar anticorpos contra o parasita e algumas proteínas chamadas fase aguda, sabemos com alguma certeza se o parasita está causando problemas. Em animais saudáveis ​​que pode detectar anticorpos mas hoje não existe um teste confiável para detectar o próprio parasita, portanto, se detectar anticorpos em um coelho (seropositivos) pode significar duas coisas: você tem o parasita ou que tenha tido o parasita, mas seu sistema imunológico eliminou-o efetivamente.

A DOENÇA APARECE RAPIDAMENTE?
Geralmente é assim, que em poucos minutos um coelho totalmente normal pode começar a "sentir-se tonto", inclinar a cabeça e ter dificuldade em ficar de pé. As alterações oculares (catarata, uveíte, glaucoma ...) costumam acontecer pouco a pouco, após dias ou semanas de surgimento de uma pequena lesão.

PODE UM SEROPOSITIVO E OUTRO COELHO SERONEGATIVO VIVA?
Não podemos assegurar que o coelho soropositivo tenha o parasita ou não, como dissemos anteriormente. Se este coelho soropositivo sofreu da doença, é muito possível que, apesar de ter sido tratado, ele possa infectar outros coelhos; Se você não teve a doença e está saudável, é menos provável que você infecte outro coelho. Como você pode ver, não há maneira segura de evitar a infecção, o nosso conselho é que, se somos forçados a um coelho seropositivos e outro coexistem soronegativa, devemos adotar medidas de higiene e pode administrar o tratamento tanto para reduzir as chances de infecção ao mínimo, além de realizar exames sorológicos de sangue de vez em quando.


Fonte:https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1686095518126490&substory_index=0&id=113614132041311

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO