Coabitação intra e inter espécies

Coabitação intra espécie

Os coelhos são sociáveis, mas, também muito apegados ao seu território e hierárquicos. Dois coelhos do mesmo sexo que coabitam na mesma gaiola se agridem frequentemente; em geral, os machos e as fêmeas podem viver juntos, mas, é preciso arcar como grande número de descendentes oriundos desse tipo de convivência.

A castração permite uma coabitação mais harmoniosa entre coelhos do mesmo sexo e evita o inconveniente de grande número de descendentes, quando os coelhos são do sexo oposto.

Coabitação com cobaia

Em geral, coelho e cobaia se entendem bem; um coelho macho não castrado tende a utilizar a cobaia para satisfazer a sua libido. Uma coelha não castrada pode se mostrar agressiva contra a cobaia nos períodos de atividade sexual. O coelho normalmente alberga bactérias do gênero Bordetella, inofensivas para a espécie, mas, pode causar pneumonia ou abortamento em cobaias.

Coabitação entre outros roedores

A coabitação entre outros roedores, com exceção da cobaia é totalmente desaconselhada ou impossível.

Coabitação com carnívoros

Com um pouco de paciência, cão e gato geralmente se entendem bem com coelhos, desde que não deixados sem vigilância. Ao contrário, a coabitação com o furão é impossível; o instinto predador do furão estressa permanentemente o coelho.

Fonte: Novos animais de estimação -  QUINTON, Jean-François - 2005 - Editora Roca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO