RECEITA PARA CURTIR BEM

Depois de extrair e limpar a pele do coelho, retira-se com a mão uma película existente na parte interna. A seguir, a pele é colocada numa so-lução, o píquel, preparado através da mistura de água, ácido fórmico e cloreto de sódio. O pH do banho deve ser mantido em 3 e a quantidade de cloreto de sódio (sal de cozinha) deve ser de 6 graus baumé. O medidor de pH e o aerômetro de baumé podem ser adquiridos em lojas de produtos químicos.

A pele permanece no píquel por 12 horas. Depois disso, adiciona-se o curtente, que pode ser sulfato de alumínio, para se obter couro branco, ou sulfato de cromo, para a obtenção do couro com coloração azulada. A quantidade de curtente é de cerca de 6% do peso da pele. As peles permanecem nessa solução por mais 12 horas. Depois acrescenta-se bicarbonato de sódio (diluído em água a 1:10) à solução - o pH deve ficar em torno de 4. No dia seguinte, enxágua-se bem a pele em água limpa e aplica-se, com uma escova macia, o óleo de engraxe aniônico na parte interna. A pele seca deve ser manuseada para amaciar.


CONSULTOR: MANUEL C. JACINTO, mestre e doutor em produção de couros e pesquisador do IPT/CTCC, Avenida Wilson Bego, 300, CEP 14406-091, Distrito Industrial, Franca, SP, tel. (16) 3720-1033, jacinto@francanet.com.br

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC597373-1489-6,00.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO