Proteínas


No momento da distribuição das rações, a maior preocupação do criador é a quantidade de proteínas, pois os outros elementos são encontrados em quantidades satisfatórias devido à variedade de alimentos ingeridos (AZEVEDO, 2008).

As exigências proteicas variam conforme o animal, seu estado de saúde, sua idade e o objetivo de sua criação. Na dieta de um coelho adulto, as proteínas devem representar de 10 a 12%. Os coelhos em crescimento, as fêmeas em gestação ou com crias necessitam de maior quantidade. O leite da fêmea contém 15% de proteína, o que satisfaz as necessidades dos filhotes ao nascerem (AZEVEDO, 2008).

Como a proteína é um fator importante na dieta, além de sua quantidade ser controlada, deve-se verificar sua procedência e sua qualidade (AZEVEDO, 2008; TVARDOVSKAS; SATURNINO, 2007 apud RODRIGUES, 2007).

Aproximadamente dez aminoácidos são essenciais para o coelho, principalmente na fase de crescimento. Assim, as rações para láparos devem conter uma quantidade suficiente e equilibrada dos aminoácidos que ele não sintetiza e que são essenciais às suas funções fisiológicas, para que bons índices de crescimento sejam obtidos (TVARDOVSKAS; SATURNINO, 2007 apud RODRIGUES, 2007).

O farelo de soja é a principal fonte de proteína usada nas rações para coelhos, embora também se utilizem farelo de algodão e girassol (RIOS et al., 2011).


Fonte: SOUZA, Gabrielle Chaiben Consentino Franco de -Criação de coelhos – Cunicultura – Dossiê Técnico – TECPAR – 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO