Avitaminoses

Avitaminose A

A vitamina A é conhecida por vitamina de proteção da pele e no aparelho da visão, já havendo sido observada tanto em láparos quanto em coelhos adultos.

Podemos verificar a existência de incoordenação de movimentos e de paralisias dos membros posteriores, bem como de convulsões, pouco antes do doente agonizar e morrer. Os coelhos albinos são mais sensíveis à avitaminose A que os de cores escuros, é uma avitaminose pouco frequente. O tratamento é feito com forragem, folhas verdes escuras, cenouras, feno de alfafa, leite.

Avitaminose B1

A vitamina B1 (tiamina) atua sobre o organismo, reforçando sua energia, crescimento, sua carência provoca o seu atraso. Favorece a utilização do açúcar e amido, aumento o apetite e nutrição do sistema nervoso, bem, como a produção do leite. A alimentação à base de aveia, trigo, milho, cevada, sementes leguminosas, casca de arroz, principalmente trigo aos láparos favorece o crescimento mais rápido e sadio.

Avitaminose C

Essa avitaminose é a falta de ácido ascórbico que favorece o crescimento, aumento de apetite, a resistência dos capilares, o desenvolvimento dos dentes, o bom estado das gengivas e a coagulação do sangue, a vitamina C é encontrada em brotos de aveia, cevadas e outros cereais, leite, limões e frutas cítricas, pode -se usar suco de limão na água do coelho ou também vitamina na água em casos mais graves.

Avitaminose D

Essa é a falta de calciferol que produz raquitismo e alterações no desenvolvimento dos dentes e fraqueza das extremidades. É necessária para todos os estágios da gestação, para o desenvolvimento dos fetos, cria, regularidade no metabolismo de cálcio e do fósforo e para prevenir o raquitismo.

O coelho tem essa uma gordura subcutânea que através dos raios UV se transformam em vitamina D. Caso não seja possível o animal fica exposto ao sol pelo menos 10 a 15 minutos ao dia, complementar a ração com farinha de ossos, farinha de peixe, ou óleo de fígado de bacalhau e cação, ou sais de cálcio.

Avitaminose E

É o fator de fecundidade, essa avitaminose aparece principalmente por falta de verde na ração. Os sintomas são: esterilidade, abortos, mortalidade de láparos, falta de desenvolvimento dos embriões.
Ministrar alimentos ricos dessa vitamina principalmente aos reprodutores e as matrizes. Ela é encontrada em espinafre, feno seco de alfafa, grãos frescos.

Avitaminose de Ácido Pantotênico

Riboflavina ou ácido pantotênico é a vitamina anti-dermatite e intervem no desenvolvimento orgânico e assimilação dos alimentos, é encontrada nos alimentos verdes e secos, leite e melaço, grãos frescos, essa vitamina previne lesões do fígado, rins, alterações do sistema nervoso, lesões da pele, boca e pálpebras.

Fonte: Doenças de coelhos - manual prático - Vieira M.I. - 2ª ed. 1980 - LPM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO