Registro genealógico

Quando um criador ou umça pessoa que deseja iniciar uma criação e pretende adquirir coelhos, tem que escolher entre animais puros, mestiços ou "híbridos".

Para que melhor seja compreendida a diferença entre esta categorias, é preciso saber o que significa esses termos.

Raça: é um conjunto de individuos com as mesmas características que receberam de seus ascendentes (pais, avós, etc) e transmitem a seus descendentes (filhos). Portanto, essas características são fixadas e transmitidas por hereditariedade.

Cruzamento: é o acasalamento entre duas raças puras diferentes, dando como resultado os animais mestiços.

Hibridação: é o acasalamento de espécies diferentes, como por exemplo, entre o jumento e a égua, dando o muar.

No caso dos coelhos, para haver hibridização, seria necessário o acasalamento do coelho com a lebre, o que até então não foi conseguido. O produto desse acasalamento, se existisse, seria o lepórido.

Quando o comprador houve falar ou encontra propaganda de coelhos "híbridos" deve interpretar "híbrido" apenas como termo comercial, empregado significando, por analogia ao milho híbrido, animais de maior produção.

É preciso porém, não confundir esses híbridos mencionados, com os mestiços comuns.

Fonte: Coelhos instalações e acessórios - Vieira M.I. - Nobel - 1973

Neste livro menciona que no Brasil não temos nenhum "híbrido", porém, hoje temos o híbrido Botucatu, raça sintética desenvolvida pela Universidade Estadual de S. Paulo Júlio de Mesquita Filho na Faculdade de Zootecnia de Botucatu.

Beijos

Eve Golin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO