Parte 2 (final) - Bem estar de coelhos de produção e de companhia

As fêmeas de reprodução são fertilizadas prontamente após o parto e com frequência são fertilizadas prontamente após o parto e com frequência têm seis ninhadas de em média 10 coelhos por ano. Com essa taxa de reprodução, elas sobrevivem em média por um ano. Tal tempo é muito curto em relação à longevidade potencial de um coelho. Assim, pode-se deduzir que essas fêmeas reprodutoras em fazendas de produção estão sujeitas a condições severas que resultam em baixo grau de bem-estar. O baixo grau de bem-estar em coelhas reprodutoras pode ser causado pelos procedimentos de inseminação artificial, uma vez que estes são com frequência realizados de maneira muito rápida.

O piso de arame das gaiolas para coelhos pode causar desconforto e ferimentos nas patas. Em média, 12% das coelhas apresentaram ferimentos nas patas eram suficientemente severos para provocar nas coelhas desconforto, apesar desse números observou-se que as lesões de orelha e a mortalidade eram mais altas em coelhos alojados em gaiolas de plástico que em gaiolas de arame.

O comportamento e o bem estar de coelhos podem ser afetados de maneira positiva pelo manejo repetitivo realizado por pessoas familiares. Coelhos manejados desde pequenos apresentam uma redução do medo de seres humanos e mais tarde em suas vidas se comparados a coelhos do grupo controle, não manejados. O manejo é efetivo quando realizado durante o período sensível, em torno da primeira semana pós-parto e próximo ao momento da amamentação.

O bem estar de coelhos é melhorado pela provisão de feno, brinquedos de metal e pedaços de madeira, na medida em que eles passem uma alta proporção de seu tempo interagindo com tais itens de enriquecimento e não se habituem a eles, o feno eliciou muito mais tempo de interação para coelhos que bastões ou uma caixa. Ao mesmo tempo, comportamentos "anormais" como lamber, mordiscae as gaiolas foram reduzidos à metade quando os animais receberam feno ou grama se comparado a animais que receberam outros itens de enriquecimentos ou a animais que não receberam nenhum tipo de enriquecimento. Contudo, parte desse efeito pode ser causada pelo fato de que o feno pode ser ingerido. A mordedura das barras da gaiola foi um comportamento reduzido caso os coelhos tivessem acesso aos bastões de madeira com enriquecimento ambiental. O ganho de peso dos coelhos que receberam bastões foi maior.

Considerar o modelo das gaiolas para prover às coelhas uma área de esconderijo ou descanso, na qual elas possam se isolar dos seus filhotes. Foi instalada uma área elevada, uma plataforma elevada, um compartimento separado ou um túnel dentro da gaiola para tal propósito, a instalação de uma plataforma elevada na gaiola tem a vantagem de aumentar a área do piso que a gaiola ocupa (pegada da gaiola). Foi projetada uma plataforma de 22 cm de altura e observou-se que, durante um período de 15 dias, as fêmeas passaram 53% do seu tempo sobre a plataforma. Por outro lado, áreas cobertas como túneis foram utilizadas muito pouco, cerca de 2% do tempo.

Sob condições fazenda, em um ciclo reprodutivo convencional de 42 dias, o impacto de uma plataforma sobre a ocupação pelo animal dos espaços disponíveis. Quando as fêmeas estavam amamentando, o tempo de utilização da plataforma aumento de 20% para 35% entre a segunda e a quarta semana pós parto, que corresponde ao momento de emergência dos filhotes e à remoção dos ninhos. Embora problemas de ordem prática ainda necessitem serem resolvidos, está claro que a presença da plataforma melhora o bem estar de coelhas com filhotes.

Coelhos são animais sociáveis, e muito nas fazendas, nos laboratórios e de estimação são criados socialmente. Sistema para o alojamento em grupo de coelhos de laboratório. No entanto, em fazendas, coelhas não gestantes, animais que futuramente serão utilizados para reprodução e os machos são com frequência criados individualmente em pequenas gaiolas. Machos nos laboratórios e muitos animais em várias situações experimentais são isolados. Muitos coelhos de estimação são também mantidos em isolamento pela maior parte de suas vidas. A falta de contato social constitui em privação séria para um coelho, de forma que o gau de bem estar daqueles criados em isolamento será baixo. Uma vez que alguns machos brigarão, viver em uma gaiola na qual o animal está sujeito à agressão também resultará em baixo grau de bem-estar, a menos que a qualidade do espaço proporcione oportunidades para se esconder de potenciais agressores.

Fonte: Comportamento e bem-estar de animais domésticos - Broom. D.M. - Manole - 4ª edição. 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO