Animais com o fator lanudo

Para quem não sabe o que é o tal fator lanudo é o animal que tem pelos longos, ao longo do texto abaixo será explicado com mais clareza. Esse post foi retirado do Dossiê técnico de cunicultura da TecPar lançado em dezembro de 2011.

Beijos

Eve Golin

Fator lanudo
O fator lanudo é genético hereditário e, por isso, seu aparecimento não está relacionado à alimentação, estado de saúde dos reprodutores, instalações, época do ano, manejo, etc.

Esta alteração genética é responsável pelo aparecimento de coelhos de pelos longos emcriações  de raças puras. Este crescimento de pelos não interfere na vida do animal, porém torna a sua criação desinteressante, pois está fora do padrão da raça e seu pelo não tem valor comercial.

Como esta alteração genética é recessiva, no acasalamento entre coelhos com pelagem normal e coelhos com fator lanudo, todos os filhotes apresentarão pelagem normal, mas, serão portadores do fator. Se os coelhos resultantes forem cruzados, 25% dos descendentes terão a pelagem alterada, 50% terão a pelagem normal e possuirão o fator lanudo e 25% terão a pelagem normal e não possuirão o fator .

Assim, para evitar a propagação desta característica genética, o criador deverá identificar os animais que não a possuam, e utilizá-los para reprodução.

Fonte: SOUZA, Gabrielle Chaiben Consentino Franco de - Cunicultura -Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR -10/11/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO