As diferenças entre coelho e lebre

Inúmeras são as diferenças existentes entre o coelho e a lebre. Mesmo assim é muito comum em nosso povo denominar-se o coelho de lebre, apenas por causa das suas orelhas compridas.

Entre a lebre e o coelho, vamos encontrar enormes diferenças que vão desde a morfologia até o temperamento, costumes, e reprodução dos dois animais.

O coelho e a lebre são lagomorfos, mamíferos, vertebrados e herbívoros pertencentes à família dos leporídeos. Em relação aos costumes desses dois animais, sabemos que o coelho selvagem vive no campo, em tocas, escavando galerias e buracos onde vivem e se protegem do frio, e também de seus inimigos como as raposas, gato-do-mato, cães e também os caçadores. Nesses buracos eles fazem os ninhos e criam seus filhotes. Os coelhos são tímidos e desconfiados; quando saem dos esconderijos vão à procura de alimentos verdes e raízes. O coelho vive aos bandos, formando colônias numerosas, as quais são procuradas pelos caçadores que praticam esportes. Quando perseguido pelo homem ou pelos cães o coelho corre muito mais do que a lebre, porém, se cansa mais rapidamente.

Assim, o coelho quando alertado por qualquer movimento anormal, procura avisar os outros batendo as suas patas posteriores, constituindo este movimento o chamdo golpe de talão o movimento este que a lebre não possui.

A lebre já possui costumes bem diversos dos que já vimos em relação ao coelho. Assim, ela vive em moita, bosques e lugares de vegetação cerrada, onde se esconde, e constrói seu ninho na superfície do terreno, no chão batido.

A lebre não é sociável como o coelho; ao contrário é um animal solitário, que vive sempre aos casais. O coelho é um pouco menor que a lebre e se distingue dela principalmente por certos detalhes de pelagem e conformação do corpo.

Quando perseguida pelo inimigo a lebre procura correr sempre, conservando sempre a mesma velocidade, sem revelar cansaço.

Em relação a reprodução, gestação diversas diferenças são encontradas. O período de gestação da coelha varia entre 28 a 31 dias, a lebre apresenta uma gestação de 42 a 44 dias. Os láparos das coelhas são completamente dependentes da mãe até um mês de idade, pois, nascem sem pelos, com olhos e ouvidos fechados, e ficam escondidos no ninho, já os filhotes das lebres nascem espertos com pelos em todo corpo, olhos e ouvidos abertos e ficam pouco no ninho, outra diferença é a quantidade de animais por ninhada enquanto da coelha varia 5-10 ou mais filhotes para a lebre este valor gira em torno de 1 a 5 filhotes.

O coelho é menor e menos pesado que a lebre, outra diferença é o tamanho da cabeça onde essa para o coelho mede em torno de 8 cm já a lebre esse órgão chega a 13 cm, as orelhas também é outro diferencial onde essas têm quase a mesma medida que as cabeças dessas espécies, ou seja, a cabeça e as orelhas do coelho medem 8 cm e a cebeça e as orelhas da lebres medem 13 cm. A coloração da carne do coelho é branca, já a carne da lebre é vermelha, os pelos do coelho são macios e suaves, da lebre os seus pelos são duros e ásperos.


Fonte: Cunicultura e apicultura – MEDINA, J.G. – Instituto campineiro de ensino agrícola – 1979

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO