Mortalidade pré- natal


Reabsorção, aborto e natimortos ocorrem em diferentes períodos da gestação, mas, as causas são semelhantes. Os fetos são particularm ente sensíveis ao deslocamento no 13º dia e entre o 20º e 23 º dias. No primeiro caso, alterações placentárias ocorrem; no segundo, a massa fetal é redonda, túrgida e dilacera-se com facilidade.

Outras causas possíveis para a perda fetal são ninhadas pequenas, toxemia gravídica, ingestão inadequada de calorias ou deficiência da fêmea prenhe, especialmente de cria pequena, excesso de vitamina A ácido arsalínico, anormalidades congênitas, calor, pasteurelose, listeriose, salmonelose, aspergilose, infecção por clamídia, doenças sistêmicas, excesso de fetos no útero, alta densidade populacional e nitratos.

O excesso de vitamina A pode ocorrer, nos coelhos alimentados com alfafa e suplemento vitamínico contendo vitamina A.

Os nitratos contaminam a água de beber a partir de fertilizantes, matéria orgânica ou esterco. Os nitratos estão presentes em muitos alimentos vegetais incluindo a alfafa, inúmeras leguminosas e gramíneas. Baixa umidade, temperaturas elevadas, dias escuros e imaturidade da planta na colheita contribuem para o acúmulo de nitratos nos vegetais. Os coelhos podem abortar quando recebem cronicamente 50 ppm de nitrato na água de beber. Uma análise do teor de nitrato deve ser obtida da ração da água nos casos suspeitos.


Fonte: Biologia e Clínica de coelhos e roedores - Harkness J.E. - 3ª ed. - 1993 - Roca


PS.:- Para nos ajudar veja o link: Quero escrever um livro  e ajuda no Apoia se 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO