Uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências

Este post é sobre uso indiscriminado de antibiótico e suas consequências, quero deixar bem claro aqui que se trata de opinião pessoal e que formei minha opinião após ter estudado o tema e vi o grande mal que corremos desnecessariamente, por falta de conhecimento, hoje sei o porquê de só podermos comprar antibióticos com receita e espero que vocês também entendam o porquê dessa medida e que também sou a favor dessa medida para todos os animais.

Não sei se alguém de vocês que lê esse post sabe mas, há tipos variados de antibióticos, claro que não os mencionarei aqui para não alarmar muito e nem muito menos apavorá-los, o intuito aqui é apenas informativo, por quê? Simples, a ideia aqui é informação de uma maneira simples, fácil, rápida e interessante, pois, quem quer maiores informações sobre esses fármacos, deve sim, estudar em nível superior para entender suas interações no organismo e seus efeitos com o uso outras medicações. Certo?

O uso indiscriminatório de antibiótico é um verdadeiro caos quando se trata de animais de estimação, animais de produção (nem se fala), porque esses medicamentos são vendidos em casas agropecuária sem nenhum critério e sem nenhuma informação adequada pelo vendedor que por sinal se duvidar sabe bem menos que você comprador (infelizmente, por favor a culpa não é dele, o negócio dele depende disso para se manter). 

Qual é o mal disso? Simples, você usando qualquer antibiótico está alimentando e também criando resistência do micro-organismo (MO) nocivo no seu animal e pior se animal for animal de corte você estará além de tudo contaminando a sociedade, legal isso não??? Por este motivo que vários medicamentos desse tipo são proibidos para animais de abate, e for necessário utilizar deve-se respeitar o tempo contido na bula do mesmo para uso da carne ou do leite, pois, neste período ainda terá medicamento circulante no animal. Agora você entende porque existe um médico veterinário para olhar, testar e verificar as carcaças abatidas??? Então, o médico veterinário também cuida de seus semelhantes e você nem sabia disso. Claro que não é só para esse fim que existe o médico veterinário nos abatedouros.

Quando tratamos de animal de produção digo: aves, suínos e bovinos (carne e leite), o rigor é maior quando se trata de criadores credenciados, pois, se nos testes apresentar resíduos de medicamentos todo e qualquer material é descartado, por que esse pecado? Simples porque vamos consumir essa carne e o leite contaminados e nos tornaremos resistentes aos antibióticos e concomitantemente alguns MO's também, acho que já escutaram sobre as super bactérias, certo? Enfim, um dos motivos é esse, uso indiscriminado de antibiótico.

Voltando em alimentar o micro-organismo para que fique claro este item, por um acaso você fez algum exame em seu animal para descobrir qual é a bactéria, vírus ou fungo existente nele? Ah, tá? Então... Agora a segunda pergunta, por que você se dirige a uma casa agropecuária ou casa de ração e pede ao balconista um antibiótico potente que mata qualquer coisa? O qualquer coisa não foi exagero é assim mesmo que as pessoas pedem (inclusive já fiz isso no passado, por falta de conhecimento, pura ignorância, admito). Claro que o exagero não para por aí, o balconista lhe oferece o mais "phoddástico" (com perdão da expressão) e você feliz e saltitante leva o medicamento com a seguinte indicação do balconista atencioso:"Na bula tem todas as explicações sobre a dosagem é só seguir que está tudo bem."

Legal??? NÃO!!!! Porque você pode estar matando o seu animal e estar multiplicando os MO (micro-organismo) existente, já sei está redundante, mas, é proposital para que não se esqueça disso. Então, você o médico veterinário de seu animal, afinal de contas de veterinário e louco todos temos um pouco, oferece ao seu pet amado a dosagem indicada na bula do medicamento, só que no 3º dia o animal já apresenta melhoras, você sabiamente interrompe o uso, enfim o animal está "ótimo", dali 2, 3 ou 4 dias o pobrezinho pet fica mal de novo, o que você inteligentemente faz?

Vai a outra casa agropecuária e fala sobre o ocorrido o balconista desta vez ouve atentamente e diz: "Esse antibiótico é mais forte do que o anterior pode usar por 2 ou 3 dias, aí o senhor verá a melhora." Claro que compra o produto faz exatamente conforme o recomendado e o quadro se repete, por uma, duas três vez aí nesse estágio acontece a seguinte situação: ou o animal se cura ou morre, não é assim que acontece? E de quem é a culpa???

Os antibióticos quando fornecemos aos nossos animais sejam eles a espécie e a finalidade que forem somos responsáveis pelos possíveis danos a natureza e ao próprio animal. OI, Evelyn?

Sim, isso mesmo danos a natureza, pois, afinal de contas os resíduos do medicamento serão excretados pela urina e pelas fezes, só que nossos pets, não urinam ou evacuam em vasos sanitários como nós onde os nossos resíduos vão para rede de tratamento de esgoto, eles urinam e defecam em nosso quintal, na fralda higiênica, na rua, etc. , pois bem, esse material será desprezado? Através de lavação que por sua vez se encontrará a alguma nascente de algum rio, ou serão depositados em nossas lixeiras que por consequência irão para os aterros sanitários, se urina ou as fezes ficarem a céu aberto nas ruas públicas e aquela bela chuva de fim de tarde cair esses resíduos serão levados para as bocas de lobo. Nossa que fim fantástico desses resíduos vocês não acham?? Agora imagine tudo isso com resíduos de antibióticos administrados de forma errônea no animal, quantas pessoas no mínimo tiveram contato com esses dejetos, agora entendeu que tudo está em interligado, esses dejetos contaminados por antibióticos vão parar nos rios onde mataram algumas dezenas de milhares de MO's das nossas nascentes, contaminará o solo, etc, etc...

Agora a triste verdade... Esse quadro é mais comum do que se imagina, o uso errado só acontece por falta de conhecimento, por isso, a minha preocupação aqui sobre esse tema, porque agora você querido leitor já tem ideia do porquê que para nós humanos a compra de antibiótico é só com receita médica e porque temos que tomar esse tipo de fármaco por no mínimo 7 dias.

Falarei agora do uso errôneo dos antibióticos e porque não se deve administrá-los menos de 7 dias. No momento que você começa o uso do antibiótico deve se sempre ter em mente os horários de melhor administração, pois, isso influencia e muito na eficácia, então se o medicamento é utilizado de 12 em 12 horas verifique o melhor horário para isso, outra coisa em até 3 dias o medicamento estará agindo no MO, porém, ainda há MO's resistentes que permanecem vivos ao se interromper o uso bruscamente, automaticamente eles se tornaram mais resistentes e voltaram a se proliferarem, nos 3 primeiros dias o medicamento começará atuar e somente ao final dos 7 dias que os MO's serão exterminados, ao passo que se em 3 dias para-se o medicamento depois de 4 dias começa-se outro e o ciclo continua provavelmente esses MO's estão muito mais resistentes e muito mais difíceis de serem exterminados, o que fazer quando chegar nesse patamar?

Sendo completamente técnica nesse exato momento, o ideal é levar ao médico veterinário e leve consigo todos os medicamentos que foram utilizados, médico com certeza colherá o material biológico do animal e mandará para o laboratório para fazer o exame de antibiograma porque através desse exame ele saberá se com qual antibiótico os MOs não são resistentes.

Pensa que acabou o caos dos antibióticos, infelizmente não. Falei para onde eles vão após secretados, o porquê das nossas carnes passarem por um médico veterinário antes do consumo; do uso ser de no mínimo 7 dias e não trocar várias vezes de antibiótico, certo? Mas, ainda não mencionei o efeito negativo no animal ao tomar tanto antibiótico, como o próprio nome dele diz: anti vida, ou seja, pró morte, isso mesmo, lembrando que o nosso trato gastrointestinal é colonizado por bactérias do bem também, e com isso sofrerão uma terrível agressão devido a ingestão desse tipo de medicamento. Não sei se algum médico de vocês indicou após o uso dos antibióticos a ingestão de leite fermentado ou algum probiótico? Essa prática é para fortalecer a nossa colônia de bactérias, mas, uma coisa que já vi muita gente tomando "Yakult" junto com antibiótico, mais um erro crasso por falta de conhecimento, não se deve fazer isso porque o medicamento compete com o leite fermentado e com isso não terá o efeito desejado.

Bem, espero que tenham gostado do post, peço a gentileza que curtam, espalhem e compartilhem para todos e se possível em suas redes sociais, principalmente para aquelas pessoas que "amam" antibióticos e não vivem sem tomar um, risos. 

Informação nunca é demais e nem faz mal, pelo contrário faz bem, cada dia menos ignorante você se torna um ser mais pensante, #diadodia da #evegolin #ficaadica #galeritcha.

Post by Eve Golin

Evelady

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO