Como salvar láparos desidratados.

Oi, amados e amadas, como vocês estão??? Espero que bem, porque tenho algo mara, mara , para compartilhar com todos, pois, vivendo e aprendendo e o melhor disso tudo é divulgar para todos as experiências para que ninguém sofra com os mesmos erros que você.

Bem, falando do que realmente interessa quero dizer que nesta semana salvei, isso mesmos, SALVEI 3 láparos ou bebês de coelhos, por estarem fraquinhos e completamente desidratados, algo muito comum nos plantéis.

Fiz algo que deu muito certo e quero que vocês prestem bem atenção no meu relato e façam igual, mais ou menos igual ou parecido seja lá o que for... risos.

Foi algo simples, rápido, fácil e que qualquer pessoa pode fazer desde que tenha paciência e boa vontade para fazer, bem, já sei o mimimi, "eu não tenho tempo para isso", ou, não tenho tempo para perder com isso", ou, "não tenho funcionário suficiente para isso", entre outras, isso fica a seu cargo e a sua responsabilidade assim como a sua escolha também.

Dá trabalho? Claro!!!, Jamais ia dizer que não, pois, não é só o trabalho que implica, também, implica a paciência, o querer, o jeito, por quê? Simples porque tem de ser feito um a um. Fica a seu critério, não quero implicar nisso.

O trabalho é o seguinte ver em todos os ninhos os láparos desidratados, como ver isso simples veja o mais magrelo, o mais desmilinguido, e puxe a pele dele e conte, assim: "cinquenta e um, cinquenta e dois, cinquenta e três..." se a pele não voltar até o cinquenta e três ele já e´um candidato para o protocolo a seguir, se a pele voltar a partir do cinquenta e cinco ele deve ser prioridade. Por que????

Isso é um procedimento básico e também eficaz para verificar que o animal (láparo) está desidratado se a pele não retornar em dois segundos ele está desidratado e se a pele só voltar a partir de 4 segundos está muito desidratado e está a ponto de morrer se a for a partir de 5 ou 6 segundos aí é urgência, parar o que fazer e tratar. Como???

Cenas do próximo capítulo... Jamais... Isso é para já!

O protocolo é o seguinte, detalhe foi o que usei em meus láparos que estavam com desidratação de 3 segundos.

Colocar em via oral 2ml de ringer lactato e depois 2ml de solução fisiológica glicosada a 5% no láparo literalmente garganta abaixo, fiz isso com láparos com 4 dias de vida 2 vezes ao dia, mesmo a coelha mãe amamentando nem sempre os pequenos mamam o suficiente, por isso, esse aporte é super importante para a fisiologia do pequeno.

Esse protocolo deu certo para mim para os outros creiam que dê certo também, fiz isso por dois dias duas vezes ao dia depois fiz mais por um dia uma vez ao dia o resultado foi que os animais ficaram mais fortes e também ganharam mais peso e ficou só um pouco abaixo dos irmãos, tudo bem que isso é ruim para uma produção, porém, é melhor do que morrer e perder o láparo, para ficar mais didático colocarei detalhadamente.

BID (duas vez ao dia) durante 2 dias.
2ml de ringer lactato
2ml de solução fisiológica glicosada a 5%

Uma vez ao dia por um ou dois dias (dependendo do estado do animal).
1ml de ringer lactato
3,5ml de solução fisiológica glicosada a 5%

By Eve Golin


Evelady


PS.:- NUNCA SE ESQUEÇA A MELHOR SAÍDA AINDA PARA SEU PLANTEL É SEMPRE CONSULTAR UM MÉDICO VETERINÁRIO, NUNCA SE ESQUEÇA DISSO, POIS, AS VEZES O QUE ACONTECE EM SEU PLANTEL NECESSITA-SE E MUITO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. PENSE NISSO!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO