Doenças Comuns em lagomorfos - Parte 2 final

Anemias

O ectoparasita Haemodipsus ventricosis é raramente visto. Alimenta-se de sangue e pode levar a quadros de anemia. A anemia pode estar acompanhada de linfossarcoma, determinadas anomalias genéticas, coletas repetidas de amostras sanguíneas, sangramento de adenocarcinoma uterinos ou depressão medular em virtude de infecções crônicas.

Gordura amarela

O aparecimento ocasional de tecido adiposo de coloração amarela em coelhos é devido a uma condição homozigótica recessiva, que resulta em falha na metabolização das xantinas. O acúmulo de xantina não leva a nenhum efeito prejudicial conhecido nos coelhos.

Aumento de volume do globo ocular

A buftalmia (infantil ou congêtina) é causada por uma alteração autossômica recessiva com penetração incompleta, que se inicia em idades variáveis. Entre os sintomas clínicos observam-se aumento progressio uni ou bilateral, do globo ocular, opacidade, lesões, achatamento e vascularização da córnea, além de conjuntivite.

Hematúria

A presença de sangue na urina [e condição rara em coelhos. Caso sejam relamente observados traços de sangue na urina, cistite, pólipos vesicais, pielonefrite, infarto renal, urolitíase, coagulação intravascular disseminada (CID) e leptospirose devem ser considerados. Muitos casos, erroneamente descritos como hematúria são, na realidade, observações de urina rica em pigmentos porfirinêmicos ou secreções sanguinolentas associadas a  adenocarcinomas uterinos, pólipos ou abortos. Urina de coloração esbranquiçada evidente, contendo pigmento vermelho-alaranjado, é um indicativo de excesso de cálcio na dieta. (Para maiores informações veja o link: Urina dos coelhos)

Fonte: Biologia e Clínica de coelhos e roedores - Harkness J.E. - 3ª ed. - 1993 - Roca

PS.:- Para nos ajudar veja o link: Quero escrever um livro  e ajuda no Apoia se 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicações utilizadas em coelhos

O que o coelho pode e não pode comer

COMO CURTIR PELE DE COELHO